Follow by Email

terça-feira, 29 de junho de 2010

Projeto Reescrita de Contos

                            E.E PROF.ª MARIA CÉLIA FALCÃO RODRIGUES
                                                       Língua Portuguesa
                                                  Professora: Sheila Monteiro
PROJETO DIRECIONADO AOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL/ CICLO II 7ª SÉRIE/6º ANO
                                                         PLANO DE AULA
                      Eixo Temático: Produção de texto: Conto de fadas
                                 Nome da Aula: Reescrita de contos de fadas
                                                             Objetivos:
De acordo com o PCN de Língua Portuguesa para o 2º ciclo do Ensino Fundamental:

 • Ampliar os conhecimentos sobre a linguagem, as características relativas à estrutura e recursos discursivos dos contos de fadas.
 • Reescrever contos considerando os conteúdos presentes na história, a seqüência e a forma de narrá-la.
 • Ampliar seus conhecimentos sobre a linguagem escrita, avançando em sua própria escrita.
                                                             Conteúdos:
 • Linguagem e características dos contos de fadas.
 • Planejamento e produção escrita.
 • Recursos lingüísticos discursivos dos contos de fadas.
                                                         Justificativas:
A presença de versões de contos de fadas em diferentes culturas cria identidade entre as crianças e os imaginários de diferentes épocas e espaços, aproximando-a de um jeito diferente do ser humano produzir e trocar conhecimento: as narrativas.

Muitos autores dedicam-se à explicação do valor formativo da narração dessas histórias aos adultos e às crianças. A experiência simbólica que tais narrativas suscitam ajuda as crianças a lidar com os impulsos contraditórios presentes em seu psiquismo, a partir da luta entre o bem e o mal, engendrado nas histórias ou contos de fadas.

O caráter literário oferece uma linguagem que enriquece o imaginário infantil e oferece novas ferramentas de escrita.
                                                   Resumo das Atividades:
 • As atividades visam ampliar os conhecimentos dos alunos sobre a escrita de textos narrativos nos aspectos relacionados à seqüência dos fatos na narrativa; lingüística textual e pontuação.
 • Leitura de duas versões de uma mesma história, Chapeuzinho Vermelho, por exemplo.
 • Exploração de elementos presentes nas versões: cenário, cores e características de cada um.
 • Reescrita da história
                                                      Duração: 8 aulas
                                                            Avaliação:
Avaliar os avanços dos alunos desde as produções iniciais, incluindo reescritas e produções coletivas, em duplas e individuais. O recurso do portfólio pode oferecer uma visão geral do percurso de cada aluno.
                                                 Produto Final
Leia a matéria para o aluno: Quer ouvir uma história?
*Produção de um livrinho com os melhores contos, escolhidos pelos próprios alunos.
*Apresentação e exposição do projeto para os professores, diretores, coordenadores, alunos e convidados.
O produto final do projeto será exibido na biblioteca Municipal Orobó Parque Mikail, seguido de premiação e de um coquetel, a fim de estimular os envolvidos, fazendo com que todos interajam e passem a conhecer mais essa maravilhosa ferramenta situada no bairro em que moram.

Nenhum comentário:

Postar um comentário