quinta-feira, 14 de abril de 2011

Exercícios de Regência Verbal

1. Substitua os termos destacados nas frases seguintes pelos pronomes oblíquos átonos apropriados.
a)  Não quero aborrecer aqueles senhores.
b)  Vou ajudar aquelas crianças de rua.
c)  Não queremos prejudicar os participantes da prova.
d)  Vou enviar estes pacotes de alimentos aos flagelados.
e)  Vou enviar estes pacotes de alimentos aos flagelados.
f)  Seu sonho é namorar a Júlia.
g)  Vim aqui alegrar os amigos.
h) Prezo muito esse intelectual.
i) Não obedeci aos meus pais.
j) Não responderam aos que enviaram pedidos de informações.
2. Em cada item você encontrará uma frase típica da linguagem coloquial. Adapte cada uma delas à regência verbal da língua culta.
a)  Não se aborreça comigo, querida: eu lhe amo muito.
b)  Desde que ihe vi, ando muito satisfeito.
c)  Eu não me simpatizo muito com essas ideias.
d)  Eu não obedeço sinal fechado, não.
e)  Respondi o bilhete que você me mandou.
f) Não posso lhe proteger contra ele.
g) Se Deus lhe ajudar, tudo vai dar certo.
h) Não vou lhe amolar mais, não.
i) Só queria lhe abraçar.
3. Comente a regência verbal da frase seguinte.
“As medidas emergenciais consistem de novas regras para as aplicações financeiras e de um novo sistema de controle de divisa

Um comentário: